Faturamento Digital

A EVIDA implantou o envio do FATURAMENTO 100% DIGITAL, pensando na comodidade, agilidade e responsabilidade ambiental, com redução da utilização de papeis, não sendo mais necessário o envio das faturas físicas.

Para que seu faturamento seja enviado da maneira correta, recomendamos a leitura do MANUAL (anexo) e as importantes dicas abaixo:

  1. Fique atendo ao calendário de entregas. 
  2. Siga o passo a passo, conforme descrito no manual. 
  3. Anexe toda a documentação necessária (item 3.1 do contrato). 
  4. Anexe uma NF para cada PEG/ARQUIVO (máximo de 30Mb). 
  5. Utilize o campo observação para explicações importantes que devem ser consideradas pelo faturador. 
  6. Acompanhe o status de seu Protocolo/Capa de Lote através do portal do prestador. 
  7. Em caso de dúvidas, fale conosco através do e-mail: atendimentoaoprestador@evida.org.br ou Chat: https://evida.org.br/chatprestador/
  8. Veja as perguntas e respostas mais frequentes, abaixo:
  • 1. O processo de geração de protocolo da digitação ou envio do XML no portal permanece o mesmo? Sim, o processo não sofreu alteração. O protocolo depois de gerado é acatado e encaminhado para o gerenciador no portal da EVIDA para processamento.
  • 2. De que forma é gerado o arquivo XML do faturamento digital? Depois de preenchido todos os campos obrigatórios, vinculando à Peg de origem e anexados os arquivos digitalizados, ele vai gerar um protocolo, onde o prestador poderá acompanhar a situação (Recebido/Em Análise/Aceito/Rejeitado).
  • 3. A digitação é outra forma de envio de arquivo de Guias e Nota Fiscal em formato PDF? No processo de envio das faturas digitais, no momento de escolher o tipo de entrega no Portal, aparecem duas opções: Envio XML (quando encaminha-se o arquivo XML gerado no sistema próprio do prestador e posteriormente, o protocolo é gerado) e DIGITAÇÃO (quando o prestador digita as guias no portal e na finalização, o protocolo é gerado).
  • 4. Qual o número do protocolo a ser informado? Deve-se informar o número que é gerado a partir da importação do XML ou digitação das guias. Esse protocolo que sinalizará qual o pdf importado a que se refere.
  • 5. É necessário o encaminhamento de capa de lote, nota fiscal, guias assinadas e pedidos médicos? Sim, é necessário o envio de toda a documentação física, sendo a mesma encaminhada no formato digital para análise e validação das informações dos arquivos XML.
  • 6. Como consigo imprimir o protocolo? O protocolo da fatura digital não é impresso, pois toda a visualização é feita pelo portal.
  • 7. Como vejo o andamento do faturamento digital? Para acompanhar o status de análise do faturamento digital basta acessar o portal do prestador. Logo abaixo de onde é realizado o envio dos anexos possui o campo buscar faturas. E, ao acionar o comando tudo que foi enviado pode ser visualizado.
  • 8. Quando o status aparece como rejeitado, como faço para saber o motivo? No campo buscar faturas consta o status que a fatura se encontra e o motivo pelo qual foi rejeitada.
  • 9. Mandei o arquivo incompleto, como devo proceder? O arquivo deve ser enviado novamente contendo todas as informações e no campo de observação registrar que o arquivo anterior estava incorreto, por isso a duplicidade de envio para o mesmo protocolo. Após isso, o protocolo que foi enviado incompleto será rejeitado pelo analista e o arquivo correto segue para análise.
  • 10. Como faço para unificar toda a documentação em um único arquivo? E como devo nomear os arquivos?Os documentos deverão ser digitalizados/escaneados, compactados e unidos em um único arquivo PDF e nomeados sem ponto, vírgula, espaço ou acento.