Central de Relacionamento e Atendimento 0800 940 8310

Amigas do Peito

Outubro Rosa - O que é?

A Campanha Outubro Rosa foi criada na década de 90 com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da detecção precoce, controle e tratamento do câncer de mama.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A EVIDA apoia essa campanha e no ano de 2021 oferece gratuitamente, sem a cobrança de coparticipação, a realização de mamografia e consulta com mastologista a todas as mulheres de todos os planos, com idade de 50 a 69 anos anos. Participe! 

No Brasil, estimam-se que 66.280 casos novos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Faça sua mamografia e seu papanicolau!

Faça sua mamografia e seu papanicolau!

A EVIDA apoiando a Campanha do outubro Rosa e consciente da importância de identificar precocemente o câncer de mama e do colo de útero, promove a campanha AMIGAS DO PEITO.

Nos meses de outubro, novembro e dezembro a EVIDA convida, você mulher, a realizar seus exames preventivos.

– Mulheres com idade entre 25 a 64 anos – a realizarem o exame de papanicolau (exame para detecção de câncer de colo de útero) e consulta com ginecologista pela Telemedicina da Conexa Saúde.

– Mulheres com idade entre 50 a 69 anos a realizar a mamografia digital e consulta com mastologia pela Telemedicina da Conexa Saúde.

No período da campanha, haverá isenção de cobrança de coparticipação dos exames de Papanicolau e Mamografia Digital para os planos EVIDA MASTER, MELHOR IDADE, EVIDA FAMÍLIA, EVIDA PPRS E PPRS.

A detecção precoce e a sua saúde são muito importantes para nós!

Planos Elegíveis: E-VIDA MASTER, E-VIDA MELHOR IDADE, E-VIDA FAMÍLIA, E-VIDA PPRS E PPRS.

Depoimentos

Conheça algumas beneficiárias da EVIDA, mulheres incríveis que venceram o câncer de Mama.

A EVIDA possui a central telefônica +SAÚDE EVIDA, que atende 24h por dia, todos os dias da semana, e que está à disposição para atender todos os beneficiários da EVIDA sobre qualquer assunto que envolva a saúde. O número é o 0800 772 8988, além disso, PLATAFORMA CONEXA está aberta a todos os beneficiários para consultas por telemedicina.  

Baixe o aplicativo da Conexa Saúde (disponível aqui) para acessar a Telemedicina, e cuide-se!

Fatores de Risco

Segundo o Instituto do Câncer (INCA), não existe somente um fator de risco para câncer de mama, no entanto a idade acima dos 50 anos é considerado o mais importante. Outros fatores que contribuem para o aumento do risco de desenvolver a doença: 

Fatores Genéticos e Obesidade

Menopausa e Sedentarismo

Como prevenir?

não fumar

É a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.

evite muita exposição ao sol

Exponha-se ao sol com moderação e cuidado. O excesso pode desenvolver câncer de pele.

peso adequado

Manter um peso saudável e adequado é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer.

praticar atividades físicas

Vale caminhar, dançar, correr, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim. O importante é estar ativo e em movimento.

amamentação

Se possível, amamente até os dois anos ou mais. O ato de amamentar protege as mamães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

Alimentação saudável

Uma alimentação rica em alimentos ultraprocessados não é saudável! Recomendamos ingerir alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas.

evite bebidas alcólicas

Evite o consumo de bebidas alcólicas. A associação do tabaco com bebidas alcólicas é mais prejudicial ainda.

Detecção Precoce

Importante educar a mulher para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde. São considerados sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama e de referência urgente para a confirmação diagnóstica: 

Nódulo Mamário

Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual; Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos; e qualquer nódulo mamário de consistência endurecida, fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.

Fluxo Papilar

Descarga papilar sanguinolenta unilateral. Apesar de causar preocupação, a grande maioria dos casos refere-se às alterações benignas.
Apenas situações de fluxos espontâneos, unilaterais de cor de água ou sangue necessitam de cirurgia.

Lesão Eczematosa

É uma condição inflamatória da pele, caracterizada por vermelhidão, prurido (coceira) e lesões eczematosas.

Tumoração Palpável

Homens com mais de 50 anos com tumoração palpável unilateral.

Linfonodos AxilareS

Presença de linfonodos aumentados nas axilas.

Retração

Retração na pele da mama.

Alteração de Forma

Mudança no formato do mamilo.

Edema Mamário

Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja.

Sinais de alerta no exame de toque

É super importante o diagnóstico precoce e a informação à população feminina sobre as mudanças habituais das mamas e em diferentes momentos do ciclo de vida e os principais sinais suspeitos do câncer de mama. É fundamental a rotina do auto exame das mamas:

1

Descarga Papilar expontânea unilateral de coloração sanguinolenta ou transparente tipo água de rocha.

2

Retração, abaulamento e/ou alteração da coloração da mama.

3

Edema, tipo casca de laranja em mamas e/ou axilas.

4

Coceira no mamilo que não melhora com uso de corticóide.

5

Nódulo endurecido que surge na axila.

6

Inversão do mamilo.

Como fazer o autoexame de mama?

A orientação é que a mulher observe e palpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de aprender uma técnica de autoexame ou de seguir uma periodicidade regular e fixa, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias suspeitas. 

É necessário que a mulher seja estimulada a procurar esclarecimento e direcionamento médico, em qualquer idade, sempre que perceber alguma alteração suspeita em suas mamas.

A estratégia do diagnóstico precoce é especialmente importante em contextos de apresentação avançada do câncer de mama.

Fonte: INCA e Ministério da Saúde