
Imagine que você esteja em um terreno que adquiriu e agora o pertence por direito. Inicialmente você terá de investir muito para a construção da casa, mas para isso terá de comprar os materiais necessários. Em um determinado momento você se encontra sem condições financeiras de deixar aquele espaço como pretendia. Você chegou a construir sua moradia, mas não foi possível instalar o piso, pois existiram outras prioridades no orçamento. Então você passou a morar naquele lugar sem piso, pisando sempre na terra após o banho e ao dormir. Por causa da poeira você começou a ter problemas respiratórios e notou que seria importante fazer a manutenção nesse ambiente. Pois, bem! Esse é um dos vários malefícios que lhe foram causados devido ao não planejamento da infraestrutura.
Muitos fatores são significativos para a qualidade da educação e através deles é possível observar os benefícios na aprendizagem do educando. Abordando a infraestrutura escolar notamos que o Brasil necessita de muitas melhorias e reparos para àqueles que vivem em situações de vulnerabilidade. Para Soares Neto (2013) promover a educação requer a garantia de um ambiente em condições adequadas para que os educandos tenham êxito na aprendizagem. Dessa forma, é necessária a atenção das autoridades competentes, para que ofereçam conforto e proporcionem aos educandos a oportunidade de potencializar os seus conhecimentos.
Quando se trata de educação de qualidade é importante atentar-se aos profissionais que estão envolvidos, com ênfase no educador. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), o Brasil está entre as piores médias salarias dos professores. É preciso atenção às questões de incentivo para que tenham mais qualificações, pois através dessas contribuições ambas as partes podem se desenvolver com mais facilidade. Em virtude dos fatos mencionados, o Plano Nacional de Educação visa em suas metas formar até o fim do plano 50% dos profissionais da educação em pós-graduados e valorizar os seus rendimentos médios até o sexto ano de vigência.
É essencial garantir aos educandos em sala de aula, educação de qualidade. Desde a educação infantil até o fim da trajetória escolar deve-se incluir temáticas sustentáveis no Projeto Político Pedagógico das unidades, pois as contribuições são inúmeras para os alunos, podendo fortalecer sua vida produtiva sustentável, igualdade de gênero, melhores oportunidades de trabalho, dentre outros. A educação básica é aquela que mantém os educandos até os seus 17 anos de idade, como também é nesse período que são produzidos conhecimentos para a vida inteira, tornando necessária a atenção de todos para que seja proporcionada uma educação de qualidade.
Tiago Borges Leal
Estagiário da Gerência de Desenvolvimento Humano