Central de Relacionamento e Atendimento 0800 940 8310

Brougth to you

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Table of Contents

 

No mês de novembro é divulgada por diferentes meios de comunicação o Novembro Azul, campanha que trata-se da conscientização das doenças do homem, visando chamar a atenção da população para cuidados com a saúde masculina. O médico urologista Rodrigo Braz de Queiroz, do Hospital Urológico de Brasília, lembra de duas doenças que mais afetam os homens, o Câncer de Próstata e a Hiperplasia Benigna da Próstata, a HBP.

No Brasil, o Institutos em 2020. Queiroz ressalta a importância da descoberta precoce, “Essa investigação deve começar aos 50 anos para quem não tem histórico de câncer de próstata na família, com a realização de toque retal e exame de Psa Total e Livre”, ressalta.

A situação muda um pouco para homens negros ou com histórico da doença na família. De acordo com o médico, nesses casos, o exame deve começar aos 45 anos.

Hiperplasia Benigna da Próstata
 

O médico explica que esta é uma condição clínica muito frequente, acometendo mais de 50% dos homens a partir dos 60 anos de idade. “Suas manifestações clínicas ocasionam sintomas urinários, piorando muito a qualidade de vida. Cerca de 30% dos homens irão tratar os sintomas decorrentes da HBP e 10% serão submetidos a cirurgia”, acrescenta. Rodrigo reforça ainda, que o problema está diretamente relacionado ao envelhecimento “O quadro se inicia como uma proliferação do estroma, músculo e epitélio da região ao redor da uretra (zona de transição), levando a obstrução do fluxo urinário, elevação da pressão da bexiga e hipertrofia do detrusor (músculo da bexiga)”, explica o médico urologista.

Os sintomas podem ser divididos em: armazenamento, que acontece ao ir muitas vezes ao banheiro, sensação de urgência do momento do desejo de urinar; e no esvaziamento, um jato fraco, lento e entrecortado. Esses indícios tem implicações práticas. “Primeiro, as intervenções cirúrgicas tendem a se acompanhar de melhores resultados quando as queixas de esvaziamento predominam. Em segundo lugar, quando o quadro de armazenamento prepondera, devemos afastar doenças como bexiga hiperativa, infecção urinária, cálculo e câncer na bexiga”, reforça o médico.

“É importante que o homem tenha consciência da importância dos cuidados com a saúde, não só nos meses de campanha, como o Novembro Azul, mas durante todo o ano”. finaliza.

 

Rodrigo Braz de Queiroz – CRM DF12962.

Facebook
Twitter
LinkedIn