Se cuide, amigo!
Novembro Azul - O que é?
O mês de novembro é destinado a prevenção ao câncer de próstata.
A campanha teve início no ano de 2003, na Austrália, objetivando a disseminação da informação e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
Nos anos de 2019 e 2020, a Sociedade Brasileira de Urologia relatou queda de 21% nas biópsias e 27% no exame de sangue que auxilia os médicos no rastreamento da doença.
Para 2021, o Instituto Nacional do Câncer, estima o surgimento de 65 mil casos da doença, mas, com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%.
Dessa forma, a EVIDA reforça a importância da realização dos exames urológicos.
ATENÇÃO!
Se você tem 50 anos ou mais e ainda não realizou seus exames em 2021, marque hoje mesmo, sua consulta para avaliação urológica em nossa rede credenciada.
No período da campanha, haverá isenção de cobrança de coparticipação de 1 consulta com urologista e do exame Antígeno Prostático Específico (PSA) para os planos E-VIDA MASTER, MELHOR IDADE, E-VIDA FAMÍLIA, E-VIDA PPRS.
Lembrando, que essa especialidade está disponível de maneira gratuita na Telemedicina EVIDA (APP Conexa Saúde), sendo de suma importância, que em caso de dúvidas, se busque o especialista para orientação.
Depoimentos
Conheça alguns beneficiários da EVIDA, homens fortes e destemidos que apoiam e incentivam o Novembro Azul.
A EVIDA possui a central telefônica +SAÚDE EVIDA, que atende 24h por dia, todos os dias da semana, e que está à disposição para atender todos os beneficiários da EVIDA sobre qualquer assunto que envolva a saúde. O número é o 0800 772 8988, além disso, a PLATAFORMA CONEXA está aberta a todos os beneficiários para consultas por telemedicina.
- Atendimento funcional;
- Diversas especialidades médicas;
- Sem necessidade de se deslocar de casa.
Baixe o aplicativo da Conexa Saúde (disponível aqui) para acessar a Telemedicina, e cuide-se!
O que é a Próstata?
A próstata tem o tamanho de uma castanha e fica localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é produzir secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides. Ao longo da vida a glândula pode desenvolver três doenças:
Sobre o Tratamento
Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos), cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos.
Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados.
Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.
Prostatite (inflamação)
Chega a atingir cerca de 30% dos homens. Pode causar ardor ou queimação ou um desconforto no momento da ejaculação, esperma de cor amarelada, vontade frequente para urinar.
Hiperplasia prostática benigna – HPB
Pode atingir cerca de 50% dos homens acima de 50 anos e provoca aumento da frequência urinária diurna, diminuição da força e do calibre do jato urinário, demora para iniciar a micção, sensação de urgência para urinar, entre outros sintomas.
Linfonodos AxilareS
Presença de linfonodos aumentados nas axilas.
CÂNCER
Não costuma apresentar sintomas em fases iniciais, quando em 90% dos casos pode ser curado. Ao apresentar sintomas significa já estar numa fase mais avançada e pode causar vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen.
Dicas de prevenção do câncer
Englobam ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença.
- O objetivo da prevenção primária: impedir que o câncer se apareça! Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.
- O objetivo da prevenção secundária: detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.
Você deve estar pensando: ah, eu já sei como prevenir!
Mas vale a pena recordar e usar a máxima de que prevenir sempre é o melhor remédio.
Não fume
Uma das regras mais importantes para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.
Tenha hábitos alimentares saudáveis
Uma dieta rica em rica em alimentos de origem vegetal, tais como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas é uma excelente ferramenta para prevenir o câncer, e não só o de próstata.
Peso corporal adequado e a prática regular de atividade física
Uma dieta balanceada e a prática regular de atividades físicas ajudam na prevenção do câncer e não só o de próstata.
Caderneta de vacinação em dia
Vacine contra a hepatite B, o câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer.
Evite consumo de bebida alcólica
Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.
Exponha-se de forma adequada ao sol
Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, pois 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos de idade. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Números
O câncer de próstata permanece como uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo, sendo o tipo de câncer mais comum nos homens e o segundo em mortalidade. Quanto mais precoce o seu diagnóstico, maior a chance de cura da doença.
Estimativa de novos casos: 65.840 (2020 – INCA).
O que aumenta o risco?
- Idade: fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos;
- Histórico familiar: Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários);
- Obesidade: Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançada;
Quais os sinais e sintomas?
O câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata.
Fase inicial: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Fase avançada: pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.
A detecção precoce é muito importante!
A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.
A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.
No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
Já o diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas. Fique atento aos sinais, que são:
- Dificuldade de urinar;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
- Sangue na urina.