
A Odontologia Hospitalar ganhou maior relevância social neste momento pandêmico, uma vez que na cavidade bucal se encontra a maior carga viral devido à presença da saliva e secreções. A falta de higiene bucal pode potencializar os efeitos da COVID-19 no organismo.
Nesse contexto, o papel da equipe de odontologia dentro das UTIs é prevenir e tratar doenças que surgem na boca dos pacientes internados, como lesões e doenças periodontais. Os dentistas atuam diminuindo o risco de pneumonia bacteriana associada à ventilação mecânica. Isto porque o tubo que vai levar o oxigênio para os pulmões do paciente, ao passar pela boca do paciente, acaba tendo contato com diversas bactérias. Com o protocolo de higiene oral realizado pelos dentistas nas UTIs, reduz-se significativamente o risco destas bactérias orais atingirem os pulmões do paciente, impedindo a instalação da pneumonia bacteriana nos pulmões que já estão acometidos por uma pneumonia viral, causada pela COVID-19.
Desta maneira, o paciente hospitalar que tem assistência odontológica evita pneumonias e outras complicações causadas por bactérias, reduzindo, inclusive, o tempo de internação, o que gera economia de recursos e possibilita que outros pacientes possam utilizar o leito.
Prevenir para poder sorrir!
Visite seu dentista regularmente!
Drª Juliana Marinho Oliva – Perita Odontológica – CRO-6858-DF