Diversas transformações notáveis ocorreram depois da Revolução Industrial, sobretudo na relação entre instituições e empregados. Empregados ou colaboradores, como são mais conhecidos hoje, trabalham em situações e condições dessemelhantes daquela época, além de diversos direitos adquiridos ao longo dos anos. O atual momento destaca-se pelo comércio de benefícios atrativos, de modo que haja a possibilidade de retenção de talentos e atração de novos. Com o passar dos anos, a mão de obra passou a ter um novo valor onde muitas mudanças consideráveis ocorreram, tanto para as empresas, como para os empregados. Desde então, além de direitos adquiridos, os empregados agregaram valores e ferramentas de trabalho. As relações pessoais ganharam força e a gestão de recursos humanos pode atuar como protagonista da transformação, parceiro de negócios e de maneira mais estratégica, passando a ter um novo valor para as organizações.
Inúmeras ferramentas e recursos foram desenvolvidos para subsidiar um alicerce sólido e aperfeiçoar cada vez mais o desenvolvimento do processo de gestão e desenvolvimento do capital humano. A evolução e avanço da gestão de recursos humanos não abrange os sentidos teóricos e estruturais, mas com a revolução digital e a globalização, tais avanços foram relevantes e significativos, criando assim uma facilidade na relação entre contratado e contratante. Nas últimas décadas, a tecnologia causou transformações significativas em diversos segmentos, interferindo assim, no modelo de trabalho de setores como: alimentação, viagens, entretenimento e saúde, sendo ela a base responsável por grandes mudanças no ambiente corporativo. As empresas por sua vez, identificaram a necessidade de adequarem suas rotinas e processos, passando assim a ganhar agilidade, otimização do trabalho, redução de gastos e a mensuração da celeridade de seus resultados.
Grande parte das empresas implementam soluções tecnológicas de RH e desconstroem o paradigma de que o RH não pode ser digital. Essa máxima está equivocada quando evidenciamos que muitas soluções otimizam os processos internos de modo que as pessoas possam trabalhar de forma mais eficiente e com aumento de performance. As soluções de tecnologia de RH incluem softwares, plataformas digitais, ferramentas e tecnologias baseadas em nuvem que armazenam dados com segurança e fornecem ferramentas analíticas para tomar as decisões mais estratégicas. Já as plataformas de RH gerenciam funções consideradas críticas e sensíveis, como: salários, benefícios, recrutamento, adaptação, progressão, gerenciamento de produtividade, clima organizacional e até mesmo o nível de alcance do endomarketing. Automatizar esses processos economiza tempo e recurso financeiro, reduzindo assim a possibilidade de erro humano, limitando a responsabilidade e evitando erros onerosos para as instituições.
Ressalta-se que, a introdução de novas tecnologias vem para beneficiar os processos, facilitar a comunicação, auxiliar no compartilhamento e armazenagem de arquivos, assinatura de documentos e tornar os processos burocráticos mais ágeis. Como resultado dessa visão e aplicação destas alternativas, nossa área Desenvolvimento Humano foi certificada pela Think Work e Flash Benefícios e recebeu o selo de RH Inovador, através do Prêmio Think Work Flash Inovatinons.