O que é?
Doenças crônicas são aquelas de progressão lenta de longa duração, que muitas vezes levamos por toda a vida. Elas podem ser silenciosas ou sintomáticas, comprometendo a qualidade de vida. Nos dois casos, representam riscos para o paciente. Entre as principais DCNT estão: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (bronquite, asma, DPO, rinite), hipertensão, câncer, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia).
Causas:
Condições de saúde:
• Obesidade; Doença congênita (que se adquire com o nascimento); Doença genética (produzida por alterações no DNA); Comorbidades (coexistência de doenças).
Hábitos de saúde:
Segundo dados da OMS -Organização Mundial de Saúde, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são responsáveis por 63% das mortes no mundo. No Brasil, são a causa de 74% dos óbitos. Apesar desta realidade, a maioria das doenças crônicas podem ser prevenidas ou controladas, possibilitando viver com qualidade. Para isso é preciso, primeiramente, conhecer a doença e, em segu, tratá-la de forma correta, completa e contínua. Embora os fatores de risco devam ser considerados em conjunto para compreender e tratar uma doença crônica, podemos relacioná-las com hábitos de vida que influenciam seu surgimento.
Prevenção e Controle:
Alimentação saudável e variada, rica em frutas, vegetais e cereais e com consumo reduzido de industrializados, açúcar e sódio. Pratica de atividades físicas regulares, programada (academia, esportes) ou não programada (recreativa). Consumo reduzido de bebidas alcoólicas. Não fumar. Reservar um tempo para realizar atividades que tragam prazer, tranquilidade e relaxamento.