Você já notou que estamos cada vez mais dependentes da energia elétrica? Muito provavelmente o desdobramento dessa matéria não seria possibilitado. No dia 29 de maio, comemora-se o dia da energia limpa e com o advento desta data abordaremos por aqui a energia acessível e limpa.
O foco principal é garantir acesso à preço justo, confiável, sustentável e renovável para todos. A energia pode ser gerada de diversas formas, mas é necessário se atentar para o foco principal, que é alcançar a todos, inclusive àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade. A energia confiável é necessária para que não continuem poluindo o meio ambiente, como é o caso dos combustíveis fósseis que além de liberarem gases que causam o efeito estufa, esse tipo de energia irá acabar.
No cenário atual existem diversos tipos de energias renováveis. No entanto, todas as formas de energia possuem fatores negativos e positivos. As mais conhecidas são: hidráulica, eólica, solar e a biomassa.
A energia hidráulica é responsável por aproximadamente 70% da produção da eletricidade brasileira e é produzida a partir da movimentação da água que produz a energia elétrica.
No nordeste brasileiro é o local que mais se concentra a energia eólica. Esse tipo de energia é gerada a partir do vento por meio de geradores. Um bom exemplo são os cata-ventos gigantes.
A energia solar é um tipo de energia que se aproveita do calor do sol, onde a captação é feita a partir de meios tecnológicos, aquecedores solares e painéis fotovoltaicos. Esse exemplo de energia corresponde a 1,2% da matriz energética brasileira.
A Biomassa produz energia a partir do lixo orgânico, como: etanol que é obtido a partir da cana de açúcar, biodiesel a partir do gira sol ou mamona e o biogás que produz o metano combustível, gerando assim o equivalente a 8,5%.
Vale ressaltar que a Eletrobrás possui o projeto “Mais Luz Para a Amazônia” que visa fornecer energia gerada de fontes limpas e renováveis para as famílias e unidades de apoio socioeconômico da Amazônia. O projeto abarca as famílias que não tem acesso ao serviço público de energia elétrica, como também as pessoas que tem acesso à energia a partir de fonte não renováveis. Portanto, tornam-se visíveis as metas do Programa Mais Luz para a Amazônia (MLA) com a busca por melhoria da qualidade de vida das comunidades, por meio do uso da energia e do desenvolvimento social e econômico. Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.
Com os avanços tecnológicos, nos próximos anos será cada vez mais necessária a energia, como também atenção redobrada para que sejam energias seguras e acessíveis. Visto que uma energia de qualidade é aquela renovável, que provoca menos efeito estufa, não causando chuvas ácidas e com a máxima redução de liberação de gases poluentes. Torna-se também necessário um planejamento com cuidado, eficácia e atenção aos custos que serão repassados para a sociedade, pois são pontos imprescindíveis para que a energia seja renovável e sustentável. A colaboração de todos é fundamental para as pesquisas, estudos, conscientização e ações sociais.
Vamos deixar o Brasil iluminado de forma limpa, segura e sustentável?