A pandemia causada pelo coronavírus obrigou os brasileiros a reverem a sua rotina diária. Além do distanciamento social, os cuidados com a higiene pessoal foram redobrados e, lavar as mãos com frequência, tornou-se um dos principais aliados na prevenção da doença. Desta forma, não seria diferente, também, em relação à higiene bucal.
Hoje, sabemos que uma das principais vias de transmissão do coronavírus é através da saliva, por isso, é fundamental implementar hábitos de higiene bucal mais rigorosos na sua rotina.
Como podemos diminuir essa transmissão através da saliva?
- Mantenha separado os instrumentos individuais de higiene bucal como escova, pasta dental, toalha, etc. Principalmente, se houver alguém com sintomas da doença;
- Sempre, antes da escovação dentária, lave bem as mãos;
- Realize uma boa escovação dentária, pelo menos 3 vezes ao dia;
- Use o fio dental;
- Muito importante neste momento, intensificar a escovação da língua responsável pelo acúmulo de diversos microorganismos, inclusive o coronavírus;
- Adicionalmente, pode ser introduzido nos hábitos de higiene bucal, o bochecho/gargarejo com uma solução formada pela diluição de água oxigenada a dez (10) volumes na seguinte proporção: uma colher de sopa de água oxigenada 10 volumes; e meio copo de água filtrada;
- Realizar bochechos e gargarejos com esta solução, durante um minuto, principalmente, antes de sair para rua e ao retornar.
É importante lembrar, também, que os tratamentos odontológicos devem ficar restritos aos casos de urgência e emergência, mais um motivo para redobrar os cuidados com a higiene bucal, que é fundamental para manutenção da saúde geral. Uma boa higiene bucal irá evitar cáries, problemas de gengiva, dentre outros.
Quanto mais aderirmos às medidas de prevenção e contenção, mais rapidamente passaremos pela Covid-19. E logo, teremos motivos para sorrir novamente!
Drª Juliana Marinho Oliva – Perita Odontológica da EVIDA – CRO-6858-DF.