Inclusão e Acessibilidade no dia a dia

Pare um pouco e reflita, o que é inclusão social? O que é acessibilidade? Partindo do pressuposto que a inclusão social é a possibilidade de acessibilidade e a inclusão em nosso meio para pessoas com deficiência e para àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

Acessibilidade também é a possibilidade de acesso e condição necessária para utilização com segurança e autonomia de espaços públicos para pessoas com deficiência e para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. A inclusão da pessoa com deficiência nas empresas é obrigatória, desde o ano de 1991 determinado pela lei 8.213/91 que rege sobre a disponibilização do número de vagas a serem destinadas aos grupos mencionados. Empresas que tenham em média de 100 a 200 colaboradores reservam 2% de suas vagas para o público. É importante frisar que o objetivo não é cumprir as cotas, mas sim destinar oportunidade, incluir a todos e valorizá-los. 

Com o bom uso da tecnologia, o Brasil está entre os 100 países mais conectados do mundo. Imagine uma vida sem som? Ainda existe um número significativo de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. O surdo é aquele que participa da comunidade surda e utiliza mais a língua de sinais. Deficiente auditivo são crianças que nascem com audição e a perdem gradativamente. Graças à tecnologia temos contribuições importantes para o crescimento dessas crianças. 

Aproximadamente ¼ da população brasileira tem algum tipo de deficiência e apenas 116 mil delas estão conectadas. Pensar em acessibilidade é ter empatia por todos, pensar em todos e possibilitar acesso a todos. Pessoas com deficiência enfrentam diversos outros obstáculos, como por exemplo o cadeirante quando tem de se locomover para um determinado estabelecimento e não encontra rampa para acesso. Uma pessoa cega vai para a escola e não tem acessibilidade necessária para chegar até lá. É um desafio constate e uma luta diária. Para confrontar essa realidade, a legislação tem servido de amparo para essa batalha. 

A acessibilidade é muito importante, mas ainda assim pouco abordada. Falar de inclusão ou acessibilidade ainda é uma temática polêmica. Respeitar a acessibilidade para que as pessoas não sejam excluídas da nossa sociedade é o único caminho. Somente através da acessibilidade incluiremos todos e alcançaremos a tão sonhada igualdade.

Tiago Borges Leal – Estagiário da Gerência de Desenvolvimento Humano