
O uso da máscara tem sido um dos principais aliados no combate ao coronavírus e, por isso, vem trazendo muitas mudanças no estilo de vida das pessoas. Entretanto, algumas pessoas têm associado o uso da máscara à problemas bucais, como o mau hálito. Cabe lembrar que o uso da máscara não afeta a saúde bucal e o mais importante, ela salva vidas.
Até o momento, não há evidências científicas associando o uso da máscara com as patologias bucais mais comuns na população em geral.
Outro aspecto importante, é a questão alimentar que pode contribuir para o mau hálito: dieta não balanceada, longos períodos de jejum, pouco consumo de água, etc.
Evitar a boca seca, consumindo bastante água, além de contribuir para a saúde em geral, também, pode ajudar a combater o mau hálito. A principal forma de combater a halitose é recorrer a uma boa higiene bucal associada ao consumo de água, dieta saudável e equilibrada.
Lembre-se de sempre manter a higiene bucal em dia e usar a máscara de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, visite o seu dentista periodicamente para verificar qualquer problema bucal!
Cuide-se e proteja-se!
Drª Juliana Marinho Oliva – Perita Odontológica – CRO-6858-DF